Além dos desfiles das escolas de samba, o carnaval também é destaque no teatro. Homenagem ao samba e aos carismáticos personagens do Carnaval carioca, ‘Entregue seu coração no recuo da bateria’ estreia, dia 16 de junho, na Praça 11
Com direção de Joana Lebreiro, espetáculo narra a história de um casal de mestre-sala e porta-bandeira, vivido pelos atores Pedro Monteiro e Gabriela Estevão, que repensa a relação momentos antes de entrar na Marquês de Sapucaí.
É Carnaval no Rio. O mestre-sala Claudinho já está na concentração da escola de samba, à espera de mais um glorioso desfile na Marquês de Sapucaí, ao lado da sua mulher, a porta-bandeira Ceci. Mas, cansada do jeito mulherengo do marido, ela decide terminar o casamento – e se recusa a entrar na avenida. Assim começa o espetáculo Entregue seu coração no recuo da bateria, que estreia, dia 16 de junho, justamente onde se passa a história: na Praça 11, ao lado Sambódromo. Com direção de Joana Lebreiro e elenco que reúne os atores Pedro Monteiro, Gabriela Estevão e Jorge Luiz Jeronymo, a peça começa na rua e segue para o palco do Teatro Gonzaguinha, onde faz uma homenagem à Sapucaí, às grandes histórias de amor e à força feminina. A produção tem patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Halliburton.
Com texto de Pedro Monteiro, idealizador do projeto, e Marcus Galiña, o espetáculo resgata a trajetória do relacionamento entre Ceci e Claudinho, traçando um paralelo com os quesitos de avaliação de um desfile de escola de samba. Em sua terceira parceria com Pedro, Joana Lebreiro avalia que a peça toca no tema da memória, objeto de estudo da diretora em cena e em sala de aula. “O personagem do Jeronymo, o Dionísio, carrega com ele a história do samba”, observa Joana. Quem vive Dionísio é o ator e radialista Jorge Luiz Jeronymo, que interpreta um diretor de harmonia no espetáculo, e na vida é a voz oficial dos ensaios da Mangueira há uma década. A atriz Gabriela Estevão também faz parte do universo do samba carioca. Este ano, ela foi eleita musa do Carnaval de rua pelo jornal O Globo pela atuação como porta-bandeira do bloco Meu Bem, Volto Já.

Serviço
Entregue seu coração no recuo da bateria
Teatro Gonzaguinha: Rua Benedito Hipólito, 125, Centro.
Telefone: 2224-3038.
Dias e horários: 4ª a 6ª, às 19h30, e sáb., às 19h.
Preço: R$ 30
Lotação do teatro: 130 lugares
Duração: 1h15.
Classificação indicativa: 10 anos
Funcionamento da bilheteria: em dias de espetáculo, das 16h até meia-hora depois do início da peça.
Temporada: 16 de junho a 9 de julho